CAU/UF tiraram dúvidas e fizeram sugestões para aprimoramento do texto
No último dia 24, a Comissão de Organização e Administração do CAU/BR promoveu, em Brasília, o 1º Encontro da COA CAU/BR e COA CAU/UF. O evento reuniu membros de Comissões de Organização e Administração e análogas, integrantes das Assessorias Jurídicas e presidentes dos CAU/UF.
O destaque da pauta foi o Regimento Geral do CAU/BR. Primeiro, os participantes discutiram a influência dessas normas nos CAU/UF. Depois, foram esclarecidas dúvidas sobre o Regimento e coletadas sugestões de possíveis ajustes e aprimoramentos ao texto em vigor.
“Nós estamos basicamente discutindo e buscando subsídios para melhorar o Regimento Geral do CAU. É o primeiro evento que a gente promove para discutir essa resolução. Quanto às sugestões, nós vamos anexá-las e, quando a Comissão de Organização e Administração for se debruçar sobre uma proposta única de alteração, o que deve acontecer agora no segundo semestre, vamos tentar contemplar a maior parte dessas contribuições e colocar, novamente, à apreciação de todos para uma nova rodada de discussões”, explicou a conselheira federal Gislaine Saibro, coordenadora da Comissão de Organização e Administração do CAU/BR.
Foi abordado ainda o plano de monitoramento institucional do CAU, que envolve atendimento, organização interna, capacitação, eficácia da gestão administrativa, patrimonial e institucional, demandas operacionais do SICCAU e regimentos internos. Segundo Gislaine, “esses índices nós pretendemos que reflitam as questões institucionais, por exemplo: se os CAU/UF estão funcionando com todos os seus plenários e comissões, atas, pautas e atos normativos – ou seja, se o Conselho está funcionando conforme seus regimentos e seus planejamentos estratégicos. Eles vão medir a relação entre regimentos, planejamento estratégico, competências das Comissões de Organização e Administração e resultados. Nós vamos oferecer à Assessoria de Planejamento e Gestão da Estratégia indicativos que possam ser medidos e que vão dar uma imagem da parte institucional do Conselho”.
Também entraram na pauta o Manual para Elaboração de Atos Administrativos Normativos de Competência do CAU, que estabelece regras a publicação desse tipo de documento e também deve ser seguido pelos CAU/UF, e a criação de uma lista de processos e documentos a serem normatizados pela Comissão de Organização e Administração do CAU/BR.
Segundo Edfa Rocha, presidente do CAU/AC e uma das participantes do 1º Encontro, “essa interação dos CAU/UF com o CAU/BR se consolida agora de uma forma mais contundente com essas ações que vêm sendo realizados pelas comissões”.
Fonte: CAU/BR