O arquiteto Sérgio Magalhães foi reeleito, na manhã desta sexta-feira, 29 de agosto, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Candidato único ao cargo, Magalhães recebeu 51 votos, dos 56 válidos. A eleição aconteceu na 146ª reunião do Conselho Superior do IAB (Cosu), que é realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Após a apuração dos votos, o presidente reeleito reafirmou o seu compromisso na preservação de uma gestão voltada ao fortalecimento do IAB, que se encaminha com liberdade e autonomia para o seu centenário. “Vamos trabalhar em busca da valorização da arquitetura e da cultura arquitetônica no país, para a melhora e qualificação do espaço construído brasileiro e pela democratização da cidade”, afirmou.
A realização do Congresso Mundial da UIA no Rio de Janeiro, em 2020, terá atenção especial nessa nova gestão. “Não mediremos esforços na concepção e implementação de um programa de reflexão, debates e interação sobre a arquitetura, a cultura arquitetônica e a realidade urbana brasileira. Nosso objetivo é constituir um ideário correspondente aos desafios do desenvolvimento e da democracia neste século 21”, defendeu Sérgio Magalhães.
Na administração do IAB, Irã Dudeque continua como vice-presidente; Fabiana Izaga assume o cargo de secretária geral; e Jeronimo de Moraes, secretário na gestão anterior, passa a responder pela pasta de relações institucionais. A diretoria passou por pequenas mudanças: o cargo de diretor do Congresso da UIA de 2020 foi criado e será ocupado por Pedro da Luz; Norma Taulois passa a responder pela diretoria administrativa e financeira; e Cêça Guimaraens continua como diretora cultural.
O número de vice-presidentes extraordinários encolheu de cinco para quatro. Rose Guedes (IAB-MG), José Armênio de Brito Cruz (IABsp) e Tiago Holzmann (IAB-RS) continuam como vice-presidentes extraordinários. A novidade é Solange Araújo (IAB-BA), que passa a ocupar o lugar de Nivaldo Vieira de Andrade Jr.
Completam a gestão da Direção Nacional do IAB os arquitetos Thiago de Andrade (vice-presidente institucional), Lucas Mali (vice-presidente Centro-Oeste), Claudemir Andrade (vice-presidente Região Norte) e Fabiano de Melo (vice-presidente Região Nordeste).