Posts Similares
IAB-RJ se posiciona sobre a transferência da vila olímpica do Porto para o bairro do Anil
O IAB-RJ divulgou, nesta segunda-feira, 24 de novembro, nota de posicionamento sobre a transferência das vilas olímpicas – mídia e árbitros – da Região Portuária para o bairro do Anil, em Jacarepaguá. De acordo com a nota, a cidade do Rio de Janeiro permanece sem um projeto explícito e claro de direcionamento do seu futuro….
10º Encontro de Arquitetos do Paraná
O tema do encontro é “Cidades Saudáveis e Sustentáveis” O Sindicato dos Arquitetos do Paraná (Sindarq/PR) em parceria com a Escola de Arquitetura e Design da PUC/PR e a Aliança Paraná Sustentável, promovem o X Encontro de Arquitetos do Paraná. A décima edição do evento acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, e…
Rio autoriza a construção de "Paradas Cariocas" inspiradas em parklets
Por Romullo Baratto Inspirado no exemplo de São Paulo, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, aprovou recentemente uma lei que permite a instalação de parkets em algumas regiões da cidade. Chamadas de Paradas Cariocas, as estruturas seguem a mesma lógica das plataformas paulistanas, podendo ocupar o espaço de uma ou duas vagas de…
Vitalidade e segurança urbana são tema de palestra no IAB-RS
O Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) recebeu o arquiteto Renato Saboya na Quarta do IAB ao vivo, realizada no dia 19 de novembro. O pesquisador palestrou sobre os “Efeitos da Arquitetura: influência dos tipos arquitetônicos sobre a vitalidade e a segurança urbana”. Saboya explicou que juntou três pesquisas que lidam com os elementos…
Live FNA debate dilemas do ensino EAD na Arquitetura e Urbanismo
A pandemia global da Covid-19 e a necessidade do isolamento social trouxeram à tona um debate polêmico que já vem ganhando corpo entre as entidades de arquitetos e urbanistas: a expansão do Ensino a Distância (EAD) em Arquitetura e Urbanismo. Diante dessa nova realidade e de aulas virtuais que se proliferam Brasil afora, a próxima…
E-book Maringá: transformações na ordem urbana
A região metropolitana de Maringá vive, desde sua constituição, um processo de mercantilização do seu território urbano. Nas duas últimas décadas essa metrópole paranaense vê um projeto comandado pelo setor terciário e mercado imobiliário que amplia suas fronteiras urbanas num processo de segregação socioespacial, reproduzindo condições de vulnerabilidade social e desigualdade, e impedindo sua superação….