Por Sergio Trentini
Em 2016, o BRTData cadastrou em seu sistema as cidades de Isfahã, no Irã, Alexandria, nos Estados Unidos, Islamabad, no Paquistão e Pachuca, no Mexico, que passaram a figurar na lista de cidades que investem nos sistemas de prioridade ao ônibus. Hoje, o sistema possui 416 corredores cadastrados que, juntos, atendem aproximadamente 33,5 milhões de pessoas diariamente percorrendo os 5.347 quilômetros de corredores dedicados ao ônibus.
A plataforma é atualizada todos os meses pela equipe do WRI Brasil Cidades Sustentáveis com dados e informações atuais sobre sistemas BRT e de prioridade ao ônibus em todo o mundo. Assim, as informações ficam disponíveis para pesquisa, além de e possibilitar o cruzamento de indicadores variados sobre operação, projeto e custos, infraestrutura, desempenho operacional, frota e segurança viária. Dessa forma, compartilhando informações, usuários, estudantes, pesquisadores ou governantes podem aprender com as cidades que já lançaram sistemas BRT e corredores dedicados ao ônibus e confirmar os benefícios dessa alternativa global para a mobilidade urbana.
Segundo dados do BRTdata.org, desde 2011, 60 cidades aderiram ao sistema de prioridade ao ônibus. Hoje, são 203 cidades trabalhando na construção ou planejamento de corredores dedicados ao modal. Além de outras 48 que estão expandindo os sistemas. A premissa que garante o aspecto positivo desses números é o fato de o sistema BRT ser uma alternativa barata e que possibilita o transporte eficiente de um maior número de pessoas.
O BRTdata nasceu da parceria entre quatro organizações globais: Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE) e WRI Cidades, em colaboração com a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).
Fonte: WRI Brasil