Você tem um projeto de arquitetura, estrutura, instalações complementares, paisagismo, telhados, acabamentos definidos?
E qual será o custo da obra?
Para prever o custo, o mais realista possível, deve-se ter um bom planejamento e um orçamento o mais próximo da realidade, considerando-se principalmente, os quantitativos, os preços de materiais e MO e os prazos envolvidos.
Por um estudo feito pela Deloite, a variação entre o que foi orçado e quanto realmente a obra custou é de 21,7% , como consequência da falta de atenção ou capacidade técnica de que orçou.
O orçamento deve conter as informações como: mão de obra necessária e quantidades de materiais, bem como os custos, ao longo do tempo.
Deve ainda levar em conta o período do ano de cada etapa e as influências meteorológicas que a obra pode sofrer.
Quanto mais detalhado for o orçamento, menos imprevistos vão acontecer.
Você pode ter uma visão bem realista dos custos, antes mesmo da obra ser iniciada.
Mas afinal, o que o torna tão essencial? Qual a importância do orçamento de obras?
Se for uma obra própria, ela deve estar de acordo com sua disponibilidade financeira. E caso seja um empreendimento imobiliário. você pode analisar sua rentabilidade para viabilizar ou não o mesmo.
As inúmeras variáveis que compõem um orçamento são bastante conhecidas mas o resultado global não pode ser exato, a menos dos itens imutáveis como portas, janelas, peças e metais sanitários e outros elementos que não variam em suas características e quantidades.
Somente após o orçamento é que se pode definir o cronograma de execução mais adequado para o cumprimento dos prazos.
Sem um bom levantamento dos materiais, mão de obra, transportes, estadias, refeições, canteiro de obra, energia e água não se pode ter um orçamento confiável.
O orçamento da obra serve para informar de antemão, meios para o planejamento do projeto e o controle das etapas da execução.
É possível otimizar o planejamento do projeto e a redução de custos.
Quanto mais temos informações no projeto, mais preciso será o orçamento.
Para termos uma boa cotação de materiais existem softwares de gestão que geram planilhas orçamentárias de qualidade e valores.
É fundamental a criação de um cadastro de fornecedores e um bom relacionamento com os mesmos e principalmente manter, dentro do possível, uma política de fidelização e confiança mútua.
O Software CalcObras, por exemplo, calcula a quantidade de diversos tipos de materiais para diferentes tipos de serviços tais como: Alvenaria, Chapisco, Emboço, Reboco, Contra piso, Piso de Concreto, Pilar, Viga, Laje de Concreto, Piso Cerâmico, Telhado, Sapata ou Bloco de Concreto, Pintura.
Se o projeto foi desenvolvido em BIM, os demais insumos já são definidos ou deverão ser levantados manualmente nas plantas de arquitetura, estrutura, hidráulica elétrica etc.
Cada empresa ou cada profissional tem a sua metodologia para orçamentação e a experiência e feedback de outros projetos leva a uma precisão e acertos maiores.
Porém, é sempre necessário seguir alguns pontos:
• Buscar fornecedores confiáveis;
• Padronizar a maneira de consultar e receber as propostas;
• Estabelecer o padrão de qualidade e prazos;
• Considerar as variações do INCC – Índice Nacional da Construção
• Considerar a localização da obra e os recursos disponíveis de acesso e mercado de fornecedores locais
• Otimizar compras e entregas
• Saber as técnicas de formação de preço e impostos incidentes
Métodos de preparação do orçamento para construção civil
Além da metodologia própria adotada pelos profissionais ou empresas e as ferramentas existentes no mercado, o método da Curva ABC permite elaborar um orçamento mais organizado de modo a avaliar os itens que mais pesam em uma construção.
A Curva ABC indica os insumos mais importantes da obra e pode ser feita utilizando planilhas ou softwares especializados.
É com a Curva ABC que se avalia onde custos podem ser otimizados e quais os impactos que estes custos geram no preço final da obra.
Existem também várias ferramentas de ERP (sistema de gestão integrado) para aprimorar e manter em um só lugar todas as informações e ainda manter as empresas sempre competitivas.
Um ERP permite avaliações da obra em tempo real, geração de planilhas orçamentárias das várias etapas da obra, permite o reaproveitamento de informações anteriores de outros projetos.
Planilhas de orçamento de obra
Você também pode fazer orçamentos utilizando planilhas disponíveis no mercado e/ou na Internet.
Com as planilhas de orçamento você pode:
• Descrever e organizar os principais custos da obra;
• Controlar e prever os gastos;
• Diminuir o tempo gasto para fazer os orçamentos;
• Prever e rever os lucros da obra;
• Melhorar o planejamento e a gestão de obra;
• Aumentar a produtividade
Um bom orçamento de obra torna o planejamento muito mais assertivo e gera um maior controle do projeto, organizar os custos e evita despesas desnecessárias.
Fonte: Administração Portal Arquitetura