Conforme o Regimento do CAU/BR, conselheiro mais idoso exercerá as funções até a nova eleição
A partir do dia 1º de janeiro e até a eleição do novo presidente do CAU/BR, prevista para o dia 08, Renato Luiz Martins Nunes, eleito pelo Estado de São Paulo, exerce a presidência temporária do Conselho, por ser o conselheiro federal decano da nova gestão.
A regra está prevista pelo Artigo 57 do Regimento Geral do CAU/BR, que estabelece que, “Entre a data do término do mandato do presidente do CAU/BR e a da eleição do novo presidente, exercerá as funções deste o conselheiro federal mais idoso.” Como o mandato de Haroldo Pinheiro se encerra no dia 31 de dezembro de 2014, Renato Nunes passa a exercer as funções de presidente até a escolha do titular para a gestão 2015-2017.
Graduado pela FAU-USP, Renato Nunes foi professor na Faculdade de Santos, na Universidade de Mogi das Cruzes e no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atuou como presidente do IAB-SP, diretor administrativo e vice-presidente do IAB Nacional e fundador e conselheiro da Fundação Vilanova Artigas. Coordenou a Câmara de Arquitetura do CREA/SP e foi conselheiro estadual da gestão fundadora do CAU/SP.
Haroldo Pinheiro, presidente da gestão fundadora do CAU/BR (2011/2014), em mensagem dirigida aos presidentes, conselheiros e colaboradores do CAU, lembrou que “Renato Nunes esteve na linha de frente da luta pela criação de um conselho autônomo para a Arquitetura brasileira em diversas oportunidades, sempre com a coragem e a lucidez reconhecidas pelos que com ele têm convivido nas entidades de arquitetos e na vida profissional. Para o CAU/BR, e para mim em particular, será honroso tê-lo como presidente.
Fonte: CAU/BR