Ser um ponto de referência e, também, prestar um serviço
Ser um ponto de referência e, também, prestar um serviço. Esta é a proposta deste Anuário. Ponto de referência porque permitirá, a cada edição, uma avaliação dos caminhos que o design brasileiro percorre. Um serviço porque “apresentará” os designers brasileiros às indústrias, e vice-versa.
Ao assinalar e divulgar marcas e produtos selecionados pelo design e qualidade da produção, estará, ainda, contribuindo para promover as empresas que trilham um caminho design oriented, buscando a inovação, ganhos de qualidade e competitividade.
Esta edição é estruturada em três blocos. O primeiro traz artigos e depoimentos assinados por profissionais renomados, com discussões pertinentes ao momento do design no Brasil; a seguir, apresentamos uma grande resenha, com produtos selecionados em dez segmentos de mercado, formando um amplo painel da produção nacional de design do período recente (nesta primeira edição, nosso olhar foi um pouco mais abrangente do que se pode esperar do termo Anuário); ao final, o inédito Índex Designers do Brasil, com informações sobre os principais escritórios, estúdios ou ateliês de design do país, este ano com foco dedicado aos designers de produtos.
Seguiremos ampliando o conteúdo do Anuário nas próximas edições, para que seja sempre fonte confiável de consulta, reflexão e divulgação a todos que se interessam pelo design brasileiro.
Fonte: Revista ARC Design