spoga+gafa apresenta Green Villages e projetos ecológicos para São Paulo, Tóquio e Paris
Não apenas pequenas áreas verdes urbanas são pensadas na maior feira de jardinagem, paisagismo e design de exteriores. Grandes centros urbanos ganham projetos sustentáveis, fazendas urbanas e vilas ecológicas.
A spoga+gafa 2016, que aconteceu na última semana em Colônia, Alemanha, reuniu grandes designers e estúdios de arquitetura de mais de 60 países com um objetivo: utilizar a criatividade para que as cidades fiquem mais verdes e sustentáveis. Além das grandes novidades em decoração, jardinagem e design, o paisagismo e urbanismo de projetos arquitetônicos são uma grande preocupação dos estúdios e urbanistas que estão em exposição na maior feira do setor da Europa. Tornar cidades mais sustentáveis e com mais contato com a natureza são os focos dos projetos apresentados. A spoga+gafa é uma realização da Koelnmesse, há 90 anos uma das maiores promotoras de eventos no mundo.
NOVO CONCEITO DE CIDADES SUSTENTÁVEIS
ReGen Villages (Dinamarca) – O estúdio Dinamarquês Effeck leva à spoga+gafa o projeto apresentado na Bienal de Arquitetura de Vienade, Regen Villages. O objetivo é a construção de residenciais sustentáveis com mais espaços verdes nas casas e conceito de mercado vertical de plantas. O nome do projeto vem do conceito de regeneração holística que busca utilizar da tecnologia de aproveitamento de água, produção de energia renovável, reciclagem de lixo entre outros. www.regenvillages.com
Plantações indoor para grandes centros urbanos – pode parecer controverso, mas cada vez mais projetos mostram como cultivar vegetais, frutas e plantas decorativas dentro das cidades. Com esse objetivo projetos desenvolvem tecnologia para cultivo atrás de vidros ou até mesmo debaixo da superfície. Uma fazenda urbana é apresentada pelo estúdio AeroFarms dos Estados Unidos, que permite cultivo vertical indoor. O projeto sueco Plantagon Green House, aproveita áreas vazias das cidades para criar uma atmosfera de cultivo dentro de uma redoma de vidro que integra o urbano com o rural, chamada “Agritechture”.
GRANDES CIDADES GANHAM PROJETOS PRÓPRIOS
Torre Tropical para São Paulo – Inspirados pela nossa mata tropical, o estúdio francês Triptyque criou a Tropical Tower que é coabitada por plantas em toda a sua extensão nas fachadas externas dos prédios que serão em vidro. O projeto arquitetônico não é linear, a fachada move-se organicamente com sacadas e terraços que podem receber árvores e até mesmo hortas.
“L´Edison Lite” de Manuelle Gautrand para Paris – Com a mesma proposta de trazer mais áreas verdes para as sacadas e terraços de prédios, a designer francesa Manuelle Gautrand desenvolveu o L´Edison Lite. O edifício é projetado para ter mais áreas externas e verdes, além de ambientes compartilhados pelos moradores.
Green Tower for Tokyo – O projeto do estúdio Düsseldorf Architecture possui arranha-céus de luxo com jardins verticais para o distrito de Toranomon, em Tokyo. Desenvolvido para escritórios e residências, o projeto terá conexão com o já existente Toranomon Hill Mori Tower, e visa trazer mais áreas verdes para relaxamento e contato entre pessoas.
Viste: www.spogagafa.com.
spoga+gafa 2016 no Facebook: www.facebook.com/spogagafa
Koelnmesse – Global competence em mobiliário, decoração e design
A Koelnmesse é líder global na organização de feiras temáticas de mobiliário, decoração e design de interiores. No Centro de Exposições de Colônia acontece a feira líder imm-cologne, assim como a LivingKitchen, ORGATEC, spoga+gafa, interzum e Kind + Jugend. São feiras que concentram os principais players dos mercados mundiais para o setor. Nos últimos anos, a Koelnmesse completou seu portfólio de feiras inserindo-se nos principais mercados internacionais em crescimento no mundo e promove a feira China International Kitchen and Bathroom Expo (CIKB) em Shangai, a furniPRO Asia em Singapura e a Pueri Expo em São Paulo, no Brasil.