A mensagem foi publicada na newsletter nº 10 da UIA
A mensagem do secretário geral da União Internacional dos Arquitetos (UIA), Thomas Vonier, divulgada na quarta-feira, 4 de novembro, na newsletter nº 10 de 2015 da UIA, apresenta três ações como missões da entidade internacional para os próximos anos: unificar a profissão, influenciar o mundo e desenvolver a arquitetura.
Segundo Vonier, a Secretaria Geral da UIA começou a rever suas operações. “As mudanças que estamos fazendo vai mover a UIA para novas alturas. Isso significa ter influência real”, explicou o arquiteto no comunicado. A entidade reconhece que precisa adotar e promover políticas mais sólidas sobre urgentes, a exemplo das mudanças climáticas: “já fizemos isso através do Imperativo 2050 e do nosso envolvimento direto nas negociações da COP 21. Agora, a UIA precisa formar novas políticas e planos de ações para lidar com o crescimento da população de refugiados no mundo e a destruição de artefatos e do patrimônio arquitetônico em áreas de conflito.”
O secretário geral da UIA também defendeu a promoção dos concursos internacionais de projeto. Para Vonier, as competições, que produziram a Casa da Ópera de Sydney, o Centro Pompidou, o Fórum Mundial de Tóquio e outras grandes construções, contribuem para o avanço da disciplina da arquitetura no mundo.
“O Bureau e o Conselho estão atualizando o núcleo da UIA para unificar a profissão, influenciar o mundo e avançar a disciplina da arquitetura. Pedimos a todas seções membros da UIA para contribuir e nos apoiar”, finalizou Vonier.
A newsletter da UIA ainda apresenta como destaques: o Campus de Pensadores Urbanos em Daca; Zaha Hadid ganha medalha de ouro do RIBA; Julian Cooke: medalha de ouro do Instituto de Arquitetos da África do Sul; Herzog & De Meuron vence o Prêmio Jencks 2015; Costa Rica celebra arquitetura e Roma, entre outros.
Clique aqui para baixar a newsletter 10/15 (Inglês)
Clique aqui para baixar a newsletter 10/15 (Francês)
Fonte: IAB